Novo exame de sangue promete detectar artrite reumatoide

Dose Certa •
Espaço da Ciência
Compartilhe:

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirmaram ter criado um exame de sangue capaz de distinguir pacientes com artrite reumatóide soropositiva ou soronegativa de indivíduos saudáveis ou portadores de outras condições inflamatórias, como a osteoartrite.

Segundo o reumatologista,  Ph.D. da University of Oxford e um dos pesquisadores do estudo, Dr. Peter Taylor, essa nova abordagem consiste em um ensaio não invasivo de captura de DNA, projetado para identificar expressões genéticas típicas da sinóvia no plasma sanguíneo do paciente com artrite reumatóide, eliminando a necessidade de biópsias invasivas.

De acordo com o pesquisador, a análise de fragmentos extensos apresenta um potencial significativo para fornecer informações cruciais sobre a progressão da doença. Além disso, abre caminho para a personalização de tratamentos e a avaliação mais precisa de sua eficácia. 
Apesar do otimismo, o Dr. Peter Taylor destaca a importância da confirmação dos resultados. No entanto, ele ressalta que a sensibilidade média global do exame atinge impressionantes 90,8%, sinalizando um avanço promissor no diagnóstico e manejo da artrite reumatoide.

Foto: Freepik

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter