Com mais de 157 mil seguidores no instagram, Aitana Lopez desponta como uma das modelos mais bem-sucedidas da agência espanhola The Clueless. No entanto, há um detalhe intrigante: Aitana não pertence ao mundo real, mas é, na verdade, uma criação gerada através de um programa de Inteligência Artificial (IA).
Assim como os influenciadores de carne e osso, a modelo virtual compartilha publicações de marcas famosas e uma rotina de café da manhã, ida a academia e saídas para baladas. A demanda por seu trabalho é constante, resultando em um faturamento mensal de 10 mil euros, equivalente a pouco mais de R$ 53 mil.
Segundo o designer Ruben Cruz, criador de Aitana, a ideia surgiu como uma resposta criativa aos desafios enfrentados pela agência em projetos recentes, que enxergou nessa abordagem uma maneira de diminuir a dependência de personalidades reais, suscetíveis a egos e manias, como justificou o próprio Cruz.
A gestão da agenda da modelo virtual é uma operação coordenada pela equipe da agência, que semanalmente define planos para locais a serem visitados e fotos a serem publicadas, combinando ferramentas de IA e edições no Photoshop para produzir resultados convincentes. Será que essa tendência pega no Brasil também?
Foto: Reprodução/Instagram