Estudos recentes apontam a periodontite, inflamação causada pela má saúde de gengiva e dentes, como uma das responsáveis pelo aumento do risco de doenças como Alzheimer, diabetes e até problemas cardiovasculares.
Considerada a segunda doença bucal mais frequente no mundo, afetando mais de 47% dos adultos com mais de 30 anos, a periodontite pode permanecer silenciosa até atingir estágios mais avançados.
Quando não tratada, o fluxo contínuo de bactérias dos bolsões no fundo da gengiva para a corrente sanguínea prejudica a capacidade do corpo de conter os níveis de açúcar no sangue, agravando casos de diabetes. A doença também pode levar a perda dos dentes que, por sua vez, estão associadas ao declínio cognitivo e demência. Segundo pesquisadores, a cada dente perdido por uma pessoa existe um aumento de 1,4% do risco de impedimentos cognitivos e 1,1% do risco de demência.
Nos estágios iniciais, a periodontite pode ser tratada com a raspagem e alisamento das raízes e, nos casos mais graves, com cirurgia. A pesquisa reitera o papel da boca como sentinela do nosso bem-estar geral e a importância da escovação para a nossa saúde.
Depois dessa dá até vontade de sentar na cadeira do dentista, né?
Foto: Freepik Premium