Diagnósticos de câncer em crianças e adolescentes brasileiros aumentam 208% em oito anos

Dose Certa •
Brasil
Compartilhe:
Diagnósticos de câncer em crianças e adolescentes brasileiros aumentam 208% em oito anos

Com dados do DataSUS, a Folha publicou nesta semana uma reportagem que demonstra como os diagnósticos de câncer têm crescido em crianças e jovens de até 19 anos no Brasil. Os números anuais mais do que triplicaram de 2013 até 2021.

Dos 5.557 casos identificados no primeiro ano da amostragem para 17.123 registros em 2021, o aumento foi de 208%. Por um lado, a notícia é preocupante, mas por outro, especialistas consultados pelo jornal entendem que esses números revelam uma maior atenção ao câncer infantojuvenil e mudanças no encaminhamento de pacientes para centros de referência.

O papel dos profissionais de saúde é fundamental para identificar a doença. “Os pais, a família e os professores têm de ficar atentos, mas para o profissional de saúde é uma obrigação cogitar que há alguma coisa errada, pedir exames e encaminhar para centros de referência em oncologia para que a criança seja diagnosticada precocemente”, destacou Maristella Bergamo Francisco dos Reis, integrante da Sobope (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica).

Foto: Freepik Premium

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter