Os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) estão financiando um grande projeto de pesquisa para coletar dados de voz e desenvolver uma inteligência artificial (IA) que possa diagnosticar pessoas a partir da fala.
O projeto faz parte do programa Bridge to AI, do NIH, financiado pelo governo dos EUA, cujo objetivo é criar bancos de dados de saúde em larga escala para medicina de precisão. Esta não é a primeira vez que pesquisadores usam IA para estudar vozes humanas. No entanto, a coleta de dados nesse nível é inédita, e só é possível por meio da colaboração que envolve mais de 10 instituições.
O objetivo final é desenvolver um aplicativo que possa ajudar a conectar comunidades rurais ou carentes, permitindo a clínicos gerais o encaminhamento de pacientes para especialistas, explicou ao NPR a otorrinolaringologista Yael Bensoussan (foto), uma das líderes do projeto.
Em longo prazo, smartphones ou assistentes pessoais poderão detectar alterações na voz dos usuários — como tosse, por exemplo —, e aconselhá-los a procurar atendimento médico
Foto: Allison Long | Reprodução NPR