E quem diria que o cinema pode ajudar a saúde a criar novas formas de oferecer um excelente cuidado aos pacientes? Uma tecnologia usada na franquia “Avatar”, por exemplo, conta com suporte da inteligência artificial para rastrear doenças que afetam a mobilidade ainda em fase inicial.
No primeiro filme da franquia, a tecnologia foi usada para capturar movimentos de atores, o que ajuda a criar personagens digitais mais realistas na tela. Essa observação dos movimentos corporais, quando aplicada na saúde, pode medir a gravidade de distúrbios genéticos com mais rapidez do que os métodos usados atualmente.
Mas as vantagens não param aí: a compreensão mais ágil da gravidade desses distúrbios também pode acelerar a realização de pesquisas clínicas e o desenvolvimento de medicamentos, além de reduzir os custos de produção.
Os estudos que possibilitaram a descoberta foram publicados na revista científica Nature Medicine e noticiados em matéria da BBC. Ei, James Cameron, continue lançando novos filmes pra ajudar a saúde das pessoas!
Foto: Divulgação 20th Century Studios | Reprodução BBC News Brasil