Estudo indica ganho de peso e glicemia alta após tratamento com Ozempic ou Wegovy

Dose Certa •
Espaço da Ciência
Compartilhe:

Medicamentos como Ozempic e Wegovy, com base na semaglutida e originalmente usados para combater o diabetes, vêm sendo usados em tratamentos voltados para a perda de peso. O primeiro ainda não tem autorização para tal fim no Brasil, e o segundo foi aprovado pela Anvisa em janeiro.

No entanto, estudos indicam que tratamentos com semaglutida podem provocar aumento de peso após a suspensão do uso dos medicamentos. Um aumento da glicemia também foi observado por especialistas.

O ganho de peso foi identificado em estudo financiado pela própria fabricante dos remédios, a Novo Nordisk. De acordo com a Folha, “foram observadas pessoas que tomaram semaglutida uma vez por semana por 68 semanas e então pararam. Após um ano, elas haviam recuperado dois terços do peso perdido”.

Já o aumento dos índices glicêmicos ao interromper o uso da semaglutida vem sendo observado pela Associação Americana de Diabetes. “Como qualquer medicamento, quando você para de tomar, ele para de funcionar”, diz Robert Gabbay, diretor científico e médico da associação. 

“Quando as pessoas suspendem repentinamente o uso da semaglutida, o nível de glicose em seu sangue pode subir muito”, destacou o diretor em entrevista ao New York Times republicada pela Folha.

Foto: Myskin/Adobe Stock | Reprodução Folha de S.Paulo

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter