O Brasil ficou chocado com os desastres ambientais no litoral norte de São Paulo nesta semana. Infelizmente, a tendência é que esse tipo de ocorrência se torne cada vez mais frequente no país, acredita Carlos Nobre, um dos principais especialistas em mudanças climáticas.
O cientista brasileiro, que é referência mundial no assunto, disse ao UOL que o aumento da temperatura global está diretamente atrelado aos acontecimentos do fim de semana no litoral paulista.
“Esse é o risco decorrente de nós continuarmos aquecendo o planeta, continuarmos lançando gases de efeito estufa, como dióxido de carbono, metano, óxido nítrico, entre outros. Se continuarmos aumentando, em 2023 teremos o recorde de emissões no planeta, vamos manter o aumento da temperatura e esses fenômenos que vivenciamos hoje serão brincadeira perto do futuro”, alertou Nobre.
Alcançar as metas definidas no Acordo de Paris, evitando que a temperatura da Terra aumente 1,5°C, é a principal forma de evitar que desastres climáticos continuem ocorrendo e que sua gravidade seja ainda maior nos próximos anos, defende o especialista.
Leia a entrevista completa de Carlos Nobre aqui.
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo | Reprodução UOL