A quebra do Silicon Valley Bank (SVB) agitou o começo da semana, trazendo incerteza para as empresas de tecnologia — especialmente as startups.
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, afirmou em sabatina no Comitê de Finanças do Senado dos EUA que a intervenção do governo norte-americano nos bancos que quebraram — além do SVB, também o Signature Bank — teve como objetivo evitar o contágio para outras instituições financeiras.
Ela destacou a importância de reavaliar as regras e supervisões existentes para resolver o risco que os bancos enfrentam atualmente. Yellen também ressaltou que é necessário uma determinação de “risco sistêmico” pelos reguladores antes que todos os depósitos de um banco sejam garantidos, de acordo com o InfoMoney.
A secretária do Tesouro dos EUA alertou que o governo Biden está preocupado com a possibilidade de o crédito ficar mais caro e menos acessível, caso bancos sob estresse após a crise no SVB e no Signature Bank se tornem mais relutantes em conceder empréstimos, o que poderia gerar um risco econômico negativo.
Yellen também enfatizou a importância de reduzir a inflação no país e destacou que essa é uma das principais prioridades do governo.
Foto: Demetrius Freeman/The Washington Post/Getty Images | Reprodução Exame