A vacinação infantil vive um forte retrocesso em todo o mundo. Cerca de 20% das crianças nunca foram vacinadas ou não completaram o esquema vacinal para garantir imunização contra doenças que podem ser evitadas. Os dados são do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e foram divulgados pela imprensa ao longo da semana.
De acordo com matéria da Agência Brasil, esse é o maior retrocesso na vacinação infantil em 30 anos. Parte da culpa é atribuída à pandemia da Covid-19, que fez com que os cuidados dos pais em relação à cobertura vacinal infantil fossem deixados de lado.
Estima-se que “67 milhões de crianças perderam por completo ou parcialmente a chamada imunização de rotina no período entre 2019 a 2021”, de acordo com a reportagem. No Brasil, 1,6 milhão de crianças não receberam nenhuma dose da vacina tríplice bacteriana no mesmo período.
Crianças de comunidades mais pobres e vulneráveis são as mais atingidas, destaca o relatório da Unicef. A entidade estimula os governos locais para que tomem providências que mudem o cenário nos próximos anos.
Foto: Valter Campanato | Reprodução Agência Brasil