A vida já voltou ao “normal” em todo o planeta, sem medidas de isolamento social ou utilização obrigatória de máscaras para evitar o contágio pela Covid-19. Ainda assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não havia decretado que a emergência sanitária terminou. Isso mudou na manhã de hoje.
A cúpula da entidade, liderada pelo diretor-geral Tedros Adhanom (foto), reuniu-se ontem (4) em Genebra (Suíça) para debater a possibilidade de anunciar o fim da pandemia, iniciada em março de 2020.
De acordo com reportagem do UOL, a OMS costuma anunciar suas decisões dois ou três dias após a conclusão das discussões. Mas dessa vez foi mais rápido: o fim da emergência sanitária global foi anunciado hoje, embora o diretor-geral da entidade já tenha avisado que o planeta continuará convivendo com a doença.
“O vírus chegou para ficar. A questão é como vamos administrá-lo. Temos os instrumentos e conhecemos ele melhor. Mas também temos uma maior imunidade populacional, seja pela vacina ou por contaminação”, afirmou Tedros.
Foto: Denis Balibouse