O cantarilho-chinês (foto) é um peixe capaz de desferir um golpe tóxico com seus espinhos. Mas de acordo com um novo estudo, ele também tem o poder de curar. Uma proteína produzida pelo Sebastes schlegelii (nome científico da espécie) pode matar bactérias resistentes a medicamentos, dizem os autores da pesquisa. No futuro, a proteína pode ser usada para tratar infecções em pessoas com fibrose cística.
A descoberta “prepara o terreno” para que os cientistas desenvolvam melhores ferramentas para combater a resistência a antibióticos, disse Nicole Iovine, especialista em doenças infecciosas da Universidade da Flórida, à Science.
De acordo com a reportagem, pessoas com fibrose cística geram muco anormalmente espesso e pegajoso, que obstrui os pulmões e as vias aéreas. Assim, tornam-se vulneráveis a infecções bacterianas crônicas.
Esses pacientes geralmente requerem tratamento constante com antibióticos, que se tornam menos eficazes com o tempo, à medida que as bactérias evoluem para resistir às drogas. Infecções intratáveis podem levar à sepse, inflamação generalizada, falência de órgãos e, eventualmente, à morte.
Foto: Magnus Lungren/Wild Wonders Of China/Minden | Reprodução Science