Transplante do apresentador Fausto Silva gera debate a respeito da fila de doação de órgãos no país

Dose Certa •
Curiosidades
Compartilhe:
Transplante do apresentador Fausto Silva gera debate a respeito da fila de doação de órgãos no país

Poucos dias após a notícia de que o apresentador Fausto Silva precisaria de um transplante de coração, um doador compatível surgiu e a cirurgia pôde ser realizada no último domingo (27). 

A rapidez com que o processo ocorreu surpreendeu algumas pessoas, que questionaram nas redes sociais um suposto benefício a Silva, em função de sua popularidade e classe social. O tema também pautou a imprensa ao longo da semana.

Comunicados do Ministério da Saúde e do governo de São Paulo esclareceram a situação. Segundo o UOL, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo “localizou 12 pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante, dos quais quatro apareciam como prioritários — Fausto em segundo”. A equipe do paciente que estava em primeiro lugar na fila recusou o órgão, ainda de acordo com reportagem do UOL.

O quadro de saúde do apresentador também contribuiu para que o transplante ocorresse com mais agilidade, já que pacientes em condição classificada como grave têm prioridade na fila. Ontem (31), Faustão falou ao público pela primeira vez desde a cirurgia. 

“Ontem parecia que eu estava num dia normal na minha vida. Sentei, andei, conversei. É um absurdo poder fazer tudo isso. Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS”, elogiou. Melhoras, Faustão!

Foto: Instagram Fausto Silva | Reprodução Agência Brasil

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter