O periódico científico Journal of Surgical Oncology publicou os resultados de uma pesquisa realizada sobre o câncer de pulmão. Um dos integrantes da equipe que realizou o estudo é Fernando Abrão, que atua como cirurgião torácico do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
De acordo com o site Medicina S/A, 50 mil pacientes com câncer de pulmão participaram do estudo. Os indivíduos foram atendidos em 76 hospitais municipais e estaduais do Estado de São Paulo nos últimos 15 anos.
De um total de 3.000 pacientes que estavam no estágio 3 da doença, 433 foram submetidos a procedimentos cirúrgicos. O grupo operado apresentou aumento da sobrevida, que passou de 19,7% no quinquênio de 2000-2004, para 40% no período de 2010-2014.
“Os resultados do estudo indicam avanços promissores no tratamento da doença, com uma melhoria progressiva na sobrevida ao longo dos anos. Porém, há uma necessidade em agilizar o acesso aos centros de referência e à incorporação de terapias no Sistema Único de Saúde (SUS) para otimizar ainda mais os resultados”, explicou Abrão ao site.
Imagem: Reprodução Medicina S/A