Ainda não sabemos se ela será tão popular quanto a Jabulaaani (alô, Cid Moreira!), a bola da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O que sabemos é que a Al Rihla, que será usada a partir de domingo (20) no Catar, é a bola mais tecnológica da história das Copas.
Para começar nossa editoria temporária de Copa do Mundo aqui na DC, vamos falar um pouco sobre como a tecnologia está presente neste que é um dos mais populares eventos esportivos do mundo — até mesmo na bola que será usada nos jogos entre as 32 seleções participantes desde a partida de estreia, entre Catar e Equador, no próximo domingo, às 13h (horário de Brasília).
Um dos principais recursos é sua conexão ao polêmico Árbitro de Vídeo (VAR). De acordo com reportagem do Globo Esporte, “as informações da bola são enviadas para computadores ligados à sala do VAR, onde os árbitros recebem e analisam os dados em tempo real”. Assim, sempre que um impedimento for detectado pela tecnologia, um alerta surgirá na tela.
Para saber mais detalhes sobre a tecnologia da Al Rihla, leia a matéria do GE aqui.
E não esqueça: o Brasil estreia na quinta-feira (24), às 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia. Todos os jogos da Copa do Mundo serão transmitidos gratuitamente no app FIFA+. Também ocorrem transmissões no YouTube, na TV aberta (Globo) e por assinatura (Sportv).
Foto: Adidas