Durante o evento Conahp 2023, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) apresentou uma novidade: um estudo pioneiro destinado a avaliar como as pessoas veem o panorama atual da saúde e identificar os fatores que têm contribuído para a crise.
Em um momento em que a área da saúde enfrenta desafios sem igual, 82,51% dos participantes da pesquisa afirmaram acreditar que a solução para retomar o crescimento de maneira sustentável exige uma reforma estrutural significativa.
De acordo com o site Medicina S/A, o estudo também destaca quais os principais responsáveis pelo cenário atual, em ordem de prioridade. “Com maior peso foi citada a necessidade de se criar novos modelos de relação entre prestadores, operadoras, indústria e contratantes, seguido pelo crescimento dos custos assistenciais e pela falta de investimento em atenção primária e medicina preventiva”, informa o site.
Outros pontos prioritários são a falta de um ecossistema de dados para gestão de saúde, o envelhecimento populacional e a incorporação de novas tecnologias.
Foto: Anahp | Reprodução Google