O prêmio Martin and Rose Wachtel Cancer Research Award de 2022, concedido pela American Association for the Advancement of Science (AAAS), foi entregue à pesquisadora de câncer Anna Obenauf (foto). Ela conseguiu descriptografar a forma como as células cancerígenas ganham a capacidade de resistir a medicamentos e imunoterapias comuns contra a doença.
Reportagem publicada no site da associação informa que, ao longo de sua carreira, Obenauf avançou na compreensão da evolução da resistência ao tratamento em células cancerosas, que é uma das maiores causas de morte em pacientes com câncer metastático em estágio avançado. Ao definir melhor esses eventos, sua pesquisa pode levar a terapias combinadas mais eficazes para câncer metastático no futuro.
“Com esse arsenal de terapias, a pesquisa do câncer está entrando em uma era empolgante na qual terapias individuais servem como blocos de construção para combinações, permitindo realizar o que as monoterapias geralmente não conseguem: controle durável do tumor na maioria dos pacientes com câncer metastático”, escreveu Obenauf em um ensaio a respeito da premiação.
Foto: Divulgação AAAS