Cientistas estudam sintomas similares à Covid Longa em pacientes vacinados

Dose Certa •
Espaço da Ciência
Compartilhe:
Foto: Freepik Premium

As vacinas contra a Covid-19 salvaram milhões de vidas. Mas, como todos os imunizantes, elas também podem causar efeitos colaterais em algumas pessoas. Há casos raros de coagulação sanguínea anormal e inflamação cardíaca, por exemplo. 

Pois há uma nova complicação que surge no horizonte: um conjunto de sintomas debilitantes que se assemelha à Covid Longa. Sua ligação com a vacinação ainda não é clara, mas nos últimos meses, essa possibilidade tem ganhado maior aceitação entre médicos e cientistas. Alguns deles — ligados a diversas instituições de ensino e pesquisa, e também a órgãos governamentais — vêm trabalhando para entender e tratar melhor seus sintomas.

Os casos são muito raros — muito menos comuns do que a Covid Longa após a infecção. Seus sintomas podem incluir dores de cabeça persistentes, fadiga intensa e batimentos cardíacos e pressão arterial anormais, revelam os especialistas em reportagem da Science.

Cientistas envolvidos nos estudos afirmam que indivíduos cujos sistemas imunológicos aceitaram vacinas anteriores sem incidentes têm baixa probabilidade de apresentar disfunção imunológica após uma dose de reforço. 

Foto: Freepik Premium

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter