Um relatório divulgado pela Accenture destaca que a inteligência artificial generativa (essa do ChatGPT e similares) poderia incrementar as horas trabalhadas na saúde em até 40%.
“As organizações usarão IA generativa para reinventar a maneira como o trabalho é feito”, acredita Rich Birhanzel, diretor da Accenture. “Todo cargo tem o potencial de ser reinventado. Humanos trabalhando com copilotos de IA que podem amplificar o que as pessoas podem fazer se tornarão a norma”, completa.
Para Birhanzel, as empresas de saúde já têm uma enorme necessidade de repensar radicalmente como o trabalho é feito. “A escassez global de médicos está piorando — os profissionais de saúde estão sobrecarregados e as organizações não podem contratar ou treinar para sair dessa situação — eles precisam reinventar como o atendimento é prestado por meio do poder combinado da tecnologia e da engenhosidade humana”, defende.
A IA pode ajudar a aumentar a eficiência, a qualidade do serviço prestado e o desempenho dos profissionais ao tirar deles tarefas mais operacionais e permitir que passem mais tempo com os pacientes, de acordo com o gestor da Accenture. Leia mais detalhes na Healthcare IT News (em inglês).
Foto: Freepik Premium