Em 1927, menos de um século atrás, a população mundial era de 2 bilhões de pessoas. Nesta semana, atingimos uma nova marca histórica: de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), somos 8 bilhões de habitantes neste planetinha azul.
“Este crescimento sem precedentes se deve ao aumento gradual da expectativa de vida humana, a partir de melhorias na saúde pública, nutrição, higiene pessoal e medicina. É também o resultado de altos e persistentes níveis de fecundidade em alguns países”, destacou a ONU em comunicado oficial.
Apesar do tom celebratório, a entidade também deixa um alerta: “o crescimento populacional mais lento ao longo de muitas décadas poderia ajudar a mitigar o acúmulo adicional de danos ambientais na segunda metade do século atual”.
A expectativa da ONU é de que a humanidade atinja a marca de 9 bilhões de pessoas daqui a 15 anos, em 2037. “Um declínio na população mundial não é esperado por mais meio século, com a data exata dependendo em grande parte do ritmo futuro do declínio da fertilidade nos países de alta fertilidade de hoje”, finalizou a organização.
Foto: Qilai Shen | Reprodução The New York Times