Pesquisadores chineses divulgam dados genômicos para ajudar na investigação sobre as origens da pandemia

Dose Certa •
Espaço da Ciência
Compartilhe:
Pesquisadores chineses divulgam dados genômicos para ajudar na investigação sobre as origens da pandemia

Pesquisadores chineses divulgaram, nesta semana, novos dados genômicos que podem oferecer pistas sobre a origem da pandemia de Covid-19, informou a Science. Os dados foram coletados no mercado de Wuhan — local que é considerado o epicentro da pandemia — ou próximo a ele, e sugerem que cães-guaxinins ou outros mamíferos vendidos ilegalmente no mercado podem ter sido a fonte do vírus.

A publicação menciona a existência de amostras genéticas dos animais, mas afirma que o material coletado não é suficiente para afirmar se foram animais infectados, humanos ou até mesmo alimentos contaminados os responsáveis por introduzir o vírus no mercado. 

As análises se concentram em amostras ambientais, incluindo as de ralos, recipientes, mesas e portas, que os autores coletaram no Huanan Seafood Wholesale Market, de janeiro a março de 2020. Os pesquisadores sugerem que a possibilidade de introdução do vírus por meio humano ou produtos congelados no mercado não pode ser descartada. 

As sequências genéticas do mercado de Wuhan foram inicialmente encontradas por uma equipe de cientistas estrangeiros, que analisaram os dados e encontraram evidências de que o mercado havia vendido os mamíferos.

Foto: Reprodução Science

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter