SP registra quatro casos de dengue de subtipo raro, que estava fora de circulação há 15 anos

Dose Certa •
Brasil
Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de Votuporanga, localizada a 521 km da capital paulista, confirmou quatro casos de dengue do sorotipo 3, uma variante ausente no Brasil há 15 anos. O primeiro caso registrado envolveu uma mulher de 34 anos, que apresentou sintomas intensos, como febre, vômito, manchas vermelhas e dores musculares. Entre os pacientes, está uma criança de 5 anos.

De acordo com a Secretaria, como as pessoas afetadas não viajaram para fora de Votuporanga, é possível que o vírus esteja em circulação local, o que acende um alerta epidemiológico e indica a necessidade de monitoramento e ações preventivas na região.

A dengue se manifesta em quatro sorotipos distintos. Após a infecção por um sorotipo específico, o indivíduo desenvolve imunidade a esse vírus, mas ainda permanece suscetível aos demais. O que aumenta o perigo da dengue grave, que ocorre com mais frequência em pessoas que já tiveram a doença e são infectadas novamente por outro sorotipo.

Apesar dos sintomas, as pessoas infectadas estão em casa e se recuperando bem. A Secretaria reforça o apelo à comunidade para colaborar com as medidas preventivas, como a limpeza diária dos quintais e a eliminação de água parada, além de permitir a entrada dos agentes de saúde para vistoria dos imóveis.

Foto: Freepik

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter