De acordo com a Unicef e a Organização Mundial de Saúde (OMS), os números relacionados à vacinação infantil voltaram a aumentar após um retrocesso histórico causado pela pandemia de Covid-19.
Em 2022, aproximadamente 20,5 milhões de crianças deixaram de receber uma ou mais vacinas de rotina. Embora esse número tenha melhorado em comparação a 2021, quando 24,4 milhões de crianças não foram vacinadas, ainda é superior aos índices registrados em 2019, que contabilizou um déficit de 18,4 milhões de não imunizados.
Embora países populosos, como Índia e Indonésia, apresentem uma recuperação significativa nos índices de vacinação, muitos países mais pobres ainda enfrentam desafios e, em muitos casos, registram até mesmo uma piora nos índices de imunização de crianças, como é o caso de Angola e Síria.
A reportagem publicada na CNN revela que a queda na vacinação contra o sarampo é uma das principais preocupações compartilhadas pela Unicef e OMS, que alertam para o aumento de surtos da doença no mundo.
Foto: Freepik Premium