Tragédia em show de Taylor Swift: o que é parada cardiorrespiratória e como ela pode ser causada pelo calor

Dose Certa •
Espaço da Ciência
Compartilhe:

O que era para ser um momento de alegria e realização de um sonho se transformou em tragédia na última sexta-feira (17) com a morte de Ana Clara Machado, jovem de 23 anos que sofreu uma parada cardiorrespiratória devido ao calor extremo no show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro.

Segundo os bombeiros, a sensação térmica dentro do estádio onde o show foi realizado beirou os 60 °C, com queixas de fãs à organização do evento por impedir o acesso do público com garrafas de água. Mas o que é parada cardiorrespiratória e como ela pode ser desencadeada pelo calor? 

O médico Lucas Albanaz, coordenador da clínica médica do Hospital Santa Lúcia Gama, em Brasília, explica que a parada cardiorrespiratória ocorre quando o coração para de bater e o indivíduo para de respirar. Esse quadro pode ser desencadeado pela desidratação, que aumenta especialmente em dias quentes, como os registrados recentemente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, devido à onda de calor.

A desidratação severa, aliada a uma elevada temperatura corporal, pode resultar em complicações graves, incluindo coma, crises convulsivas e distúrbios neurológicos, podendo levar, em casos extremos, à parada cardiorrespiratória e ao óbito.

Especialistas enfatizam que a chave para a prevenção reside na hidratação adequada, com a ingestão de dois a três litros de água diariamente. Recomenda-se também evitar o consumo de álcool e cafeína, substâncias que podem agravar a desidratação, e optar por refeições leves e pouco condimentadas.

Foto: BBC | Reuters

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter