Você conhece a origem do Dia da Marmota?

Dose Certa •
Curiosidades
Compartilhe:
Você conhece a origem do Dia da Marmota?

Comemorado há 137 anos na pequena Punxsutawney (EUA), o Dia da Marmota já virou até filme nos anos 1990 (“Feitiço do Tempo”, com Bill Murray), e continua sendo celebrado. Todo dia 2 de fevereiro, a marmota Phil indica se o inverno será mais longo ou se terminará mais cedo na região.

Ontem foi o dia anual de ver como Phil se comportaria ao deixar sua toca — e as notícias não são as melhores para os moradores da cidade da Pensilvânia. 

A marmota olhou para sua sombra e rapidamente retornou para seu “lar”, o que indica mais seis semanas de um rigoroso inverno em Punxsutawney. De acordo com registros que datam de 1887, Phil previu o inverno mais de 100 vezes na região, informa a CBS News.

Mas como essa tradição começou? A origem do Dia da Marmota remete a uma lenda alemã sobre um roedor peludo, na Idade Média. Porém, de acordo com a CNN, o feriado surgiu bem antes na Europa Ocidental, há milhares de anos. 

Após o início do cristianismo, uma data conhecida inicialmente como “Candlemas” se tornou “o momento em que os cristãos levavam velas para serem abençoadas nos templos — simbolizando uma fonte de luz e de calor para o inverno”.

Como a agricultura era a principal atividade econômica, a previsão do tempo era essencial para que os trabalhadores pudessem desenvolver seu trabalho. 

“A previsão climática com a ajuda de um animal passou a ser feita com a chegada de alemães a partes da Europa anteriormente povoadas pelo povo celta”, explica a reportagem da CNN. A diferença para a versão atual da tradição é que os alemães usavam texugos em vez de marmotas para prever o tempo.Apesar dos conhecimentos modernos na área da meteorologia, a tradição se mantém e atrai muitos turistas a Punxsutawney — para onde o Dia da Marmota foi levado pela comunidade holandesa no final do século XIX.

Foto: Barry Reeger / AP | Reprodução CBS News

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter